quarta-feira, 18 de maio de 2011

OFICINA DE BONSAI

Com o Prof. Emilson Júnior
Bonsaista e Paisagista

Data: 24.05.2011

Horário: às 14:00h

Local: Núcleo de Jardinagem

Nº de vagas: 20

Inscrições no Núcleo de Jardinagem com Alessandra (Auxiliar Administrativo).


O que é Bonsai?

     A tradução literal da palavra Bonsai é: BON significa vaso e SAI quer dizer árvore. Portanto podemos dizer que é uma árvore no vaso. Usando de todos os princípios botânicos de cultivo, podas cuidadosas e até cirúrgicas, carinho e dedicação, proporcionamos a uma planta um aspecto de árvore, porém em tamanho pequeno. Não se altera a genética das plantas. Não existem maus tratos e sim carinho, dedicação e amor.
BONSAI, é a arte de sintetizar miniaturas à imagem e semelhança das grandes.
     É muito importante saber que o Bonsai não tem que ser necessariamente uma planta ou árvore velha. Tampouco uma planta que já tem um certo tempo de vida, digamos 20 anos, mesmo sendo pequena, poderíamos chamar de Bonsai.
     Para que seja um Bonsai, o que importa são suas características físicas, que esta determinada planta pareça uma árvore quando olhada de perfil e que seja semelhante a um dos modelos ou estilos da regra de "estilos de Bonsai".
    Bonsai não é uma árvore anã, é apenas uma planta com aspecto de árvore e que parece ser anã.




A Oficina de Bonsai, foi um sucesso!
Todos sairam muito  entusiasmados em praticar os conhecimentos adquiridos.
Parabéns aos mais  novos iniciantes e praticantes do bonsaismo.













quarta-feira, 4 de maio de 2011

Planta do mês de abril: Pandanus



Nome Científico: Pandanus utilis

Família Pandanácea - Rara árvore tropical, magnífica e exótica, originária de Madagascar apresenta crescimento lento, e mesmo pequena pode ser utilizada com êxito em decoração de interiores, plantada isolada em vaso, desde que em locais bem iluminados (próxima a uma janela, por exemplo). O tronco dessa maravilhosa planta lança diversas raízes aéreas em direção ao local onde está plantada, formando aglomerados muito interessantes e curiosos, cuja função é lhe proporcionar suporte. Já nas fases juvenil e adulta, adorna e confere colorido exótico a ambientes e jardins dos mais diversos tipos.