Nome popular: Juçara, Palmiteiro.
Nome científico: Euterpe edulis Mart.
Família botânica: Palmae.
Descrição: Palmeira de médio a grande porte, com 5 a 10 metros de altura. Estipe reta. Folhas pinadas. Flores pequenas, amarronzadas. Fruto globoso, carnoso, com uma semente.
Ocorre na Mata Atlântica do sul da Bahia, até o Sudoeste do Brasil. Ocasionalmente ocorre em florestas montanhosas da Chapada Diamantina.
É uma espécie ameaçada de extinção por conta da extração do palmito.
Possui grande potencial paisagístico por ser uma linda e graciosa palmeira, tolerante à sombra, facilitando a combinação com outras espécies.
Lenda: Conta-se a lenda que em uma tribo indígen a mais linda índia, chamada Juçara, porém muito branquinha, quando morreu, em seu túmulo nasceu uma planta, a palmeira. O palmito é a fase inicial da folhagem da palmeira, sendo um talo fibroso e macio. Na Floresta Tropical existem diversos tipos de palmeiras. Na Mata Atlântica temos o Palmito Jussara (euterpe edulis), o mais saboroso existente, porém o de menor índice de germinação. Antes abundante, hoje, devido a intensa exploração está cada vez mais raro.
Açaí ou juçara é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).
A juçara (ou açaí) é muito apreciada pelos maranhenses, consumida com farinha, camarão, peixe, carne-de-sol ou mesmo na forma de suco, sorvete e pudim. Dada a importância da juçara na cultura maranhense, é realizada anualmente a Festa da Juçara.
Saiba mais: http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=603
Saiba mais: http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=603
Nenhum comentário:
Postar um comentário