Projetos

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO NÚCLEO DE JARDINAGEM DO CECR – ESCOLA PARQUE


PROJETO HORTA

Este projeto vem sendo desenvolvido desde o início das atividades do Núcleo de Jardinagem.  A horta é um instrumento didático valioso, principalmente porque podemos usá-lo para tratar de diversos conteúdos da Jardinagem, tais com: adubação, produção de alimentos, germinação, etc. A horta do N.J. é manejada de forma sustentável, todos os adubos são orgânicos, não é utilizado nenhum produto químico.  A produção de hortaliças é distribuída entre os alunos envolvidos no projeto e o excedente é doado para o refeitório da Escola para complementar a alimentação distribuída diariamente.


PROJETO PLANTAS MEDICINAIS

Outro projeto também implantado no início das atividades do N.J. foi o Projeto de Plantas Medicinais. Este projeto, inicialmente, foi pensado com o objetivo de se ter no Núcleo uma coleção de referência de plantas medicinais utilizadas pela comunidade escolar, uma farmácia viva. Com o passar dos tempos o projeto foi se ampliando e novas necessidades foram surgindo. Hoje, o projeto busca resgatar na memória das pessoas as plantas que outrora foram utilizadas como medicamentos por nossos antepassados, pessoas idosas, etc. – resgate da memória afetiva em relação ao uso de ervas com poder curativo.
As plantas produzidas são distribuídas na medida do possível com a comunidade escolar, são consumidas em natura, desidratadas, em emplastros e em chás, etc.


PROJETO PLANTAS ORNAMENTAIS

Este projeto visa a produção de mudas de plantas com potencial ornamental, objetivando o aumento da diversidade botânica do Núcleo, bem como sua comercialização, o que gera renda para dar suporte às demais atividades da Oficina. Ao longo do ano a Oficina de Jardinagem, no desenvolvimento do seu projeto didático, trata  da reprodução dos vegetais e é nesse momento que é intensificado a produção de mudas de plantas ornamentais. As plantas são reproduzidas de forma sexuada (germinação de sementes) e assexuada (multiplicação vegetativa), método mais eficaz para a produção de plantas ornamentais. No final do ano letivo, sempre acontece uma feira onde o excedentes destes exemplares botânicos são comercializados a preços abaixo do mercado – FEIRA MIX.


PROJETO COMPOSTAGEM E MINHOCULTURA

Na atualidade, é um dos projetos mais utilizados como ferramenta didática juntamente com o Projeto Horta. O objetivo é produzir composto orgânico a partir de matéria orgânica originada das manutenções do jardim do próprio Núcleo e do Refeitório da própria Escola. Todo o material produzido é utilizado como fertilizante para a Horta, bem como para a adubação das outras plantas do NJ. Uma parte, o excedente é distribuído aos alunos matriculados na Oficina de Jardinagem e outra parte é comercializada por preços simbólicos. Vale ressaltar que este projeto assim como todos os outros desenvolvidos no Núcleo de Jardinagem são utilizados como ferramentas para a prática da Educação Ambiental – formação de indivíduos com responsabilidade social e ambiental.


PANC's

No mundo existem milhões de espécies de plantas, mas as que utilizamos na nossa alimentação é apenas uma parcela insignificante desta vasta diversidade biológica. Por que isso acontece? Por que usamos tão pouco da flora nativa? Por que vamos deixando de consumir plantas que nossos avós utilizavam com mais frequência como taioba, bredo, língua de vaca e coentro da índia? Quais as consequências de negligenciarmos essas plantas e quais as vantagens de utilizá-las? Esses são aspectos que são abordados no desenvolvimento deste projeto. Além desta abordagem, o projeto visa também a criação de uma coleção de referência destas hortaliças. Esta iniciativa conta com a parceria do Instituto de Biologia e Incubadora Tecnológica em Economia da Universidade Federal da Bahia na pessoa do Prof. Dr. José Geraldo Assis e da Escola de Administração também da Ufba e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola  - EBDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário