quarta-feira, 20 de julho de 2011

Planta do mês de julho: Juçara

Nome popular: Juçara, Palmiteiro.

Nome científico: Euterpe edulis Mart.

Família botânica: Palmae.

Descrição: Palmeira de médio a grande porte, com 5 a 10 metros de altura. Estipe reta. Folhas pinadas. Flores pequenas, amarronzadas. Fruto globoso, carnoso, com uma semente. 
Ocorre na Mata Atlântica do sul da Bahia, até o Sudoeste do Brasil. Ocasionalmente ocorre em florestas montanhosas da Chapada Diamantina. 
É uma espécie ameaçada de extinção por conta da extração do palmito.
Possui grande potencial paisagístico por ser uma linda e graciosa palmeira, tolerante à sombra, facilitando a combinação com outras espécies.


Lenda: Conta-se a lenda que em uma tribo indígen a mais linda índia, chamada Juçara, porém muito branquinha, quando morreu, em seu túmulo nasceu uma planta, a palmeira. O palmito é a fase inicial da folhagem da palmeira, sendo um talo fibroso e macio. Na Floresta Tropical existem diversos tipos de palmeiras. Na Mata Atlântica temos o Palmito Jussara (euterpe edulis), o mais saboroso existente, porém o de menor índice de germinação. Antes abundante, hoje, devido a intensa exploração está cada vez mais raro.


Palmito Juçara: O palmito proveniente da palmeira Euterpe edulis Martius (palmiteiro), também conhecido por ençarova, juçara ou içara, é um dos mais importantes produtos não madeiráveis explorados na Floresta Atlântica. O produto era originalmente utilizado pelos indígenas residentes na área de Domínio da Floresta tropical Atlântica. Este produto esteve inclusive entre os primeiros oferecidos pelos indígenas aos colonizadores portugueses.

Açaí ou juçara é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro, cujo nome científico é Euterpe oleracea. É uma espécie nativa das várzeas da região amazônica, especificamente dos seguintes países: Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil (estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Acre).

A juçara (ou açaí) é muito apreciada pelos maranhenses, consumida com farinha, camarão, peixe, carne-de-sol ou mesmo na forma de suco, sorvete e pudim. Dada a importância da juçara na cultura maranhense, é realizada anualmente a Festa da Juçara.


Saiba mais: http://www.umpedeque.com.br/arvore.php?id=603


Nenhum comentário:

Postar um comentário