quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Cana-de-macaco: planta do mês de Setembro

Costus spicatus

É uma planta herbácea de origem brasileira, aparece mais nas regiões brejeiras e tem várias propriedades benéficas para a saúde  das pessoas. Nativa em quase todo Brasil, principalmente na Mata Atlântica e região Amazônica
Antigamente os caboclos a usavam para dores, edemas e contusões. Ela é conhecida também como cana-do-brejo, cana-branca, cana-do-mato, caatinga, pacová, etc.
Seu cultivo deve ser feito em solos úmidos e ricos em materia orgânica.
Na medicina natural e popular, seu chá é utilizado com fins depurativos, adstringentes e diuréticos. O suco do caule fresco diluído é eficaz no tratamento de gonorreia, sífilis, nefrite, picada de insetos, problemas de bexiga e diabetes. Cataplasma ou compressas com as partes aéreas secas/frescas serve para hérnias, inchaços e contrações.
Os registros científicos indicam que o uso do chá das folhas de C. spicatus para avaliação da progressão da hiperglicemia demonstram que o chá desta planta não promove a diminuição da progressividade da diabetes mellitus tipo 2, contrariando indicações populares.
É contraindicada em casos de gravidez e período de lactação.

[costus+spicatus+plus+flowers.JPG]

Referência:

PAES, L.S. MENDONÇA, M. S. CASAS, L.L. Aspectos Estruturais e Fitoquímicos de partes vegetativas de Costus spicatus (Jacq.) Sw. (Costaceae). Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.15, n.3, p.380-390, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário